10 AGO 2022
Prefeitura de Capitólio inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto do município
A operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município de Capitólio já está com data marcada para começar: dia 11 de agosto de 2022. A inauguração oficial acontece a partir de 14 horas, na Rua Dr Avelino de Queiroz, 1600, Centro.
Os projetos foram elaborados pela empresa Esse Engenharia e Consultoria Ltda em 2008, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Em 2009, iniciou-se as obras com previsão de término em 2012, de acordo com PMSB de Capitólio (2016), somente 60% da obra foram concluídas até 2012, ficando a obra parada até 2019.
Em 2019 após vários anos as obras foram retomadas, tendo como valor inicial do contrato o valor de R$ 8.263.543,40 para conclusão de todo sistema de esgotamento e para a estação de tratamento de esgotos, a empresa Maquenge Máquinas e Engenharia Ltda foi responsável para finalização das obras. Sendo entregue ao município em 2022, cumprindo todas exigências perante a Codevasf.
O prefeito Cristiano Gerardão lembra que a Estação de Tratamento de Esgoto vai mudar a realidade das águas de Capitólio. “A ETE é uma demanda antiga da cidade, uma obra que infelizmente ficou parada durante outras gestões. Agora o esgoto coletado no município receberá tratamento adequado e retornará à natureza despoluído. Como resultado temos águas mais limpas, preservação da fauna e flora local, melhora da qualidade de vida da população e maior fomento ao turismo da região”.