04 MAI 2019
Portal da Transparência: remuneração dos servidores municipais

Nota de Esclarecimento

* Divulgação da Remuneração Mensal dos Servidores *

No site oficial do Município – www.capitolio.mg.gov.br  -, por meio da seção ‘Transparência’, é possível acessar as informações atualizadas sobre as contas públicas, inclusas as remunerações mensais pagas aos servidores municipais, como pode ser visto nas imagens a seguir:

tela botão Transparência_LI reduzida

Tela informações atuais_LI reduzida
Tela acesso à informação_LI reduzida
Tela para clicar em remuneração mensal dos servidores públicos_LI reduzida

Os valores publicados na tabela do portal da Transparência são os rendimentos brutos dos servidores, somados ali os valores de antecipações salariais exigidas por lei, como antecipação do próprio salário do mês em que se está de férias, adicional de 1/3 de férias, biênio, insalubridade, entre outros.

Mas deve-se alertar que no último campo da tabela, na linha com o nome de cada servidor municipal, existe o botão “Detalhe”, onde, ao clicar, abre-se uma segunda tela com a demonstração de cada valor pago e cada valor descontado, tendo-se o rendimento líquido, ou seja, o salário final recebido pelo servidor, no respectivo mês, como pode ser verificado na imagem abaixo:

- Salários no mês de fevereiro/2019:

Tabela inicial demonstrativa_botão Detalhes_recorte final

Pela não compreensão de como acessar a tabela demonstrativa no portal da Transparência de Capitólio, ou por má fé, pessoas fizeram circular na cidade informações de que o Prefeito Municipal, o Secretário de Infraestrutura, o Secretário de Planejamento, e outros, estariam recebendo salários exorbitantes e incompatíveis com seus cargos.

Por esse motivo, exemplificamos com as imagens a seguir a discriminação salarial, acessada pelo botão "Detalhe":

- Salário do Secretário de Planejamento em fevereiro/2019, com o adiantamento de férias:

Salário com férias_LI (2) reduzido

- Salário do Secretário de Planejamento em março/2019:

Salário sem férias_LI reduzido

Além das informações disponíveis no site, para todo e qualquer cidadão e morador, a Administração Municipal estará sempre à disposição para esclarecer dúvidas relativas às contas públicas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024