Ir para o conteúdo

Acompanhe-nos
18º C
previsão para 08/03/2021
28º C
Segunda-feira, 08 MAR 2021
Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Projeto Ambrósio

PROJETO AMBRÓSIO

 

Vista do Alto do Morro do Chapéu, onde se inicia toda sub-bacia

 

O Projeto Ambrósio está localizado em Capitólio-MG, sudoeste de Minas Gerais. O Córrego do Ambrósio desagua no Rio Piumhi, afluente do Rio São Francisco. A nascente do Ambrósio está localizada no ponto turístico mais tradicional do município, o Morro do Chapéu. A bacia apresenta diversas nascentes e afluentes com presença de animais silvestres. 

O projeto conta com apoio técnico e financeiro de diversos parceiros, dentre eles: Agência Nacional de Águas, IEF, EMATER Minas Gerais, COPASA ,  IFMG e Polícia Florestal.

 

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

O município foi contemplado com um recurso de R$ 1.000.000,00 para investir em obras que visam a melhoria quantitativa e qualitativa das águas, através da recuperação e preservação das matas ciliares, proteção de nascentes e cursos de água, implantação de técnicas de manejo de solo, desenvolvimento de ações mitigadoras de erosão e  Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Em julho de 2019 foram realizadas a instalação de 13 biodigestores para tratamento dos efluentes domésticos.

Instalação do biodigestor

 

Em junho de 2020 foram realizadas as obras de readequação  de estradas com objetivo principal de diminuir o carreamento de sedimentos para o curso de água, atenuar as erosões pluviais e aumentar a infiltração de água para abastecimento do lençol freático.

Construção de barraginha

 

PROGRAMA PRÓ-MANANCIAIS DA COPASA

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação  de Mananciais – Pró-Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.

Dentre as ações foram realizados cercamento de áreas protegidas, plantio de mudas e obras de readequação de estradas através de um convênio com a instituição.

Cercamento da mata nativa na margem do córrego

 

EVENTOS EDUCATIVOS

Além das ações executadas na bacia, a coordenação do projeto  desenvolve trabalhos socioambientais na bacia com a população e turistas para o uso consciente dos recursos naturais.

Caminhada Ecológica do Morro do Chapéu

Desfile das escolas municipais no Dia Mundial da Água

 

A preservação da sub-bacia do Ambrósio é de suma importância para Capitólio, pois é indispensável para o desenvolvimento de várias atividades econômicas e foi a única bacia responsável pelo abastecimento de água do município por 22 anos.

 

Coordenadoras do projeto: Lucimar Rodrigues de Oliveira, Diretora do Departamento de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, e Ana Cláudia Nascimento e Silva, Chefe do Departamento de Meio Ambiente.

Acesso ao Projeto de Capitólio no site da ANA: https://www.ana.gov.br/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua/projetos-textos/projeto-11

Contatos: (37) 3373-1411/ projetos.capitolio@gmail.com

 
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para recever as novidades diariamente
Endereço
Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
CEP: 37930-000
Atendimento
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Contato
(37) 3373-0300
respostaautomatica@capitolio.mg.gov.br
Redes Sociais
Acompanhe-nos
Versão do Sistema: 2.10.3 - 01/03/2021
© Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Versão do Sistema: 2.10.3 - 01/03/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia