Justifica-se a necessidade da construção de uma nova unidade para ampliação da Estratégia da Saúde da Família, no Bairro Bela Vista, que atualmente é um bairro atendido pela UBS Terezinha Rattis, onde será realizada uma redivisão de área, e sucessivamente também de parte da equipe, sendo necessária a contratação de 01 Enfermeiro 40hs, 01 Médico 40hs, 02 Técnicos de enfermagem, e de 04 à 05 Agentes Comunitários de Saúde, visando ampliação da promoção da saúde em nosso município.
Diante do crescimento populacional, as atuais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) existentes no município encontram-se sobrecarregadas, comprometendo a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população. A implementação de uma nova unidade não apenas ampliará os serviços oferecidos, mas também atenderá à demanda da população residente no Bairro Bela Vista e proximidades que teve um aumento significativo nos últimos anos.
Essa iniciativa visa proporcionar um acesso mais fácil e eficaz aos serviços de saúde, evitando deslocamentos significativos para as unidades existentes, garantindo assim um atendimento mais eficiente e de qualidade à população, considerando a essencialidade desse serviço.
As unidades básicas de saúde, oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo: acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde, entre outras.
A estrutura física dos pontos de apoio deve respeitar as normas gerais de segurança sanitária. A ambiência de uma UBS refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.