Equipes de fiscalização de Capitólio, com o apoio da Polícia Militar, estão realizando desde o feriado de ontem (10 de abril) ações de orientação na entrada da cidade e fiscalização no bairro Escarpas do Lago.
A barreira sanitária na via de entrada conta com a presença de profissionais da área da saúde que orientam os ocupantes dos veículos que chegam à cidade, a respeito das medidas de combate à pandemia do COVID-19.
Durante a orientação, está sendo utilizado um termômetro com sensor infravermelho que consegue identificar, à distância, as pessoas que estejam com febre, que serão corretamente direcionadas para atendimento.
A atividade turística está terminantemente suspensa no município enquanto perdurar a pandemia. Portanto, aqueles que não possuem residência própria em Capitólio são orientados a retornar para seus destinos de origem, uma vez que estão proibidas as atividades de hospedagem, aluguel e empréstimos de casas de temporada.
A Lei Nº 2047, que proíbe o aluguel ou cessão de uso de imóveis de veraneio para turistas durante a pandemia, prevê aplicação de multa no valor de R$ 5 mil reais (tanto para o proprietário do imóvel, quanto para o ocupante), e foi sancionada pelo Município no dia 9 de abril. A partir de então, está ocorrendo fiscalização no bairro Escarpas do Lago, que concentra a maioria desses imóveis. As casas, ranchos e assemelhados poderão ser utilizados somente pelos proprietários dos respectivos imóveis e seu núcleo familiar, conforme especifica a nova lei municipal (veja a íntegra da lei no arquivo PDF disponível abaixo).