Soprador a combustão é necessário para compor o kit de equipamentos utilizados pela brigada de combate a incêndios florestais, no âmbito das ações da Defesa Civil Municipal. O equipamento é fundamental para o controle inicial de focos de fogo, construção de aceiros e apoio às equipes em situações de risco, garantindo maior eficiência operacional, rapidez na resposta e redução de danos ambientais e materiais.
Além da necessidade técnica e preventiva, a aquisição atende ao cumprimento da Emenda Impositiva nº 01, vinculada ao Projeto de Lei nº 029/2024, de 30 de agosto de 2024, a qual destina recursos específicos para estruturação das ações de prevenção e combate a incêndios no município. Dessa forma, a compra do equipamento assegura a observância da execução orçamentária determinada, bem como fortalece a capacidade de atuação da Defesa Civil em situações emergenciais.
Considerando o período de maior incidência de queimadas, os riscos à população, ao meio ambiente e ao patrimônio público e privado, justificam-se a aquisição do soprador como medida preventiva e estratégica para atendimento das demandas locais e cumprimento das obrigações legais e orçamentárias estabelecidas