26 JUL 2021
Nutricionistas criam projeto Saúde na Cozinha
Em 08/05/2020 foi publicada a Resolução nº 06/20, do Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa Resolução está alinhada com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. As novas medidas propostas na Resolução têm como objetivo a construção de hábitos alimentares saudáveis desde cedo, de modo a evitar problemas futuros.

Dessa forma, as nutricionistas Leidy Laine e Thaís Ferreira elaboraram os cardápios de volta às aulas considerando as novas determinações da Resolução nº 06. No 2º semestre de 2021, o atendimento à Resolução será de forma parcial, sendo total em 2022. As adequações irão ocorrer gradualmente, pois é necessário um tempo para as crianças irem se habituando às alterações, principalmente pelo fato de estarem em casa durante todo esse período de pandemia. Dentre as mudanças está a retirada total do açúcar e proibição de ultraprocessados para crianças menores de 03 anos, a proibição de alimentos com gorduras trans para todas as faixas etárias, oferta limitada de líquidos lácteos e panificados, determinação de oferta de vitamina A e ferro heme, etc.

Para registro dessa atividade, as crianças enviaram fotos e vídeos à Secretaria de Educação. Já a segunda parte, que acontecerá no final de Agosto, será o envio à família de um folder com as novas preparações do cardápio, para que a família seja uma promotora dos bons hábitos alimentares em casa.
Fonte: Secretaria de educação
Autor: Silvana Gazotti