14 AGO 2020
Vem aí o Agosto Cultural
Programação on-line que trará a cultura como tema acontecerá dos dias 17 a 19 de agosto. No último dia de programação, será celebrada a I Conferência Municipal de Cultura de Capitólio

A Prefeitura de Capitólio, por meio do setor de Cultura, convida toda a população capitolina para o Agosto Cultural, uma programação on-line que trará palestras nos dias 17 e 18 de agosto e a I Conferência Municipal de Cultura no dia 19 de agosto. Trabalhadores e trabalhadoras da cultura e toda a comunidade conversarão sobre a importância das manifestações artísticas e culturais sob vários aspectos, de uma forma interativa e esclarecedora, além de discutirem sobre as políticas culturais para Capitólio.

O evento será transmitido gratuitamente pelas plataformas Google Meet e pelo canal “Casa da Cultura Tio Inácio” no Youtube. Para receber o link para o Google Meet, basta entrar em contato através do número: (37) 9 9807-8113.

Conheça o currículo de cada um dos palestrantes que farão parte deste grande evento:

Tassio Lopes

TEMA: Sistema Nacional de Cultura.

Tássio Lopes:

Sociólogo, produtor cultural, videomaker e fotógrafo, foi um dos articuladores da rede cultural Fora do Eixo. De 2010 a 2011, foi produtor do Coletivo Goma - Cultura em Movimento em Uberlândia (MG), onde produziu eventos periódicos (como o Festival Jambolada e Festival Goma). Em 2012, muda-se para Belo Horizonte para ser um dos residentes da Casa Fora do Eixo Minas, gerindo projetos específicos como Circuito Mineiro de Festivais Independentes, Rede Brasil de Festivais e Grito Rock. Neste período, atuou também no Conselho Executivo do site Toque no Brasil, uma​ rede social para artistas e produtores, focado no mercado da música, e colaborou como produtor de conteúdo para a Mídia Ninja.

Atualmente atua como midialivrista e produtor cultural em Passos-MG, participa do Movimento Ocupe Estação, que realiza o evento Piquenique da Estação. É um dos articuladores do Circuito Cultural Canastra-Rio Grande e foi presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Passos, durante o período de 2017-2019.

Tatiane Fernandes-2

TEMA: Cultura Empreendedora no Âmbito Turístico e Suas Possibilidades.

Tatiane Fernandes:

Produtora cultural e sócia fundadora da Mapa Realizações Culturais. Também é membro fundadora do Fórum Potiguar de Cultura. É formada em Engenharia de Produção, Gestão Pública,  Publicidade e Administração. Atua na produção de conteúdos artísticos de diversas linguagens, na idealização e direção de produção de eventos relacionados aos Turismo Cultural como a Feira Internacional de Artesanato no RN, o Festival Parafolclore, a Mostra estadual de Folclore, Seminários de Tradições Populares, e o Festival de Quadrilhas Juninas.

Lourival Andrade

TEMA: Importância do Conselho Municipal de Cultura no Plano de Políticas Culturais.

Lourival Andrade:

Professor da UFRN, ator e diretor. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Caicó. Cursou graduação em História na Universidade do Vale do Itajaí, especialização em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, mestrado em História Cultural na Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em História, Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Paraná e Pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina. Ocupou vários cargos na gestão cultural, destacando-se como Gerente de Artes Cênicas da Fundação Catarinense de Cultura (1994-95), Presidente da Associação Nacional de Professores e Diretores de Teatro Universitário (1994-95) e superintendente da Fundação Cultural de Itajaí (2005-2008).

Dirigiu 23 espetáculos teatrais e 01 espetáculo de dança contemporânea, foi ator em 10 espetáculos de teatro e em 02 audiovisuais (uma minissérie e um curta-metragem de ficção). Dirigiu 02 filmes de curta-metragem e roteirizou mais dois. Foi premiado nos mais importantes festivais de teatro do país. Desde 2014, coordena as atividades da Trapiá Cia Teatral (Caicó/RN). Recebeu menção honrosa pela Pesquisa de Linguagem do espetáculo P’s, no 29º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. Em 2018, dirigiu o curta de ficção P’s em parceria com a Referência Comunicação. Também em 2018, dirigiu o espetáculo “Chico Jararaca” também da Trapiá Cia. Teatral.

Alexandre Muniz

TEMA: Cultura e seu Papel Integral e Integrado à Educação e Setores da Sociedade.

Alexandre Muniz:

Ator da Cia. de Teatro Retalhos de Vida (1995-2013); presidente da Associação União de Sobrado – Ponto de Cultura (2012-2018), ator da Trapiá Cia Teatral (2014-atual). Pedagogo e arte - educador, com trabalhos desenvolvidos em escolas públicas e privadas de Caicó-RN e região. Participou de vários trabalhos cênicos, dirigindo, ministrando oficinas de teatro e leituras dramáticas (Projeto SESC Dramaturgia). Fundador do Grupo de Teatro “Filhos de Acauã”, formado por crianças e adolescentes, onde dirigiu as montagens dos espetáculos “O Nascimento de Jesus nas quebradas do Sertão”; “Sant´Ana”; “Sou Tudo que representa as coisas do meu sertão”(Caicó). Coordenou e dirigiu o Projeto Cultural “Catadores de Vida”, levando arte para crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social (Caicó). Arte - educador do Projeto "Educando com Artes", em Ipueira-RN nos anos 2007, 2008 e 2009. Coordenador do Centro Cultural Adjuto Dias em Caicó-RN. (2015-atual).

Nilmário Miranda

1ª Conferência Municipal de Cultura

Nilmário Miranda

Nilmário Miranda, natural de Teófilo Otoni/MG , atualmente reside em Belo Horizonte. Foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Ministro dos Direitos Humanos entre 2004 e 2007. Presidente da Fundação Perseu Abramo, que visa trabalhos em projetos de Políticas culturais.