06 AGO 2020
Capitólio elaborou plano estratégico de desenvolvimento econômico
Plano Capitólio 2030 contemplou diferentes setores da economia local
O planejamento estratégico “Capitólio 2030” contempla os principais setores da economia do município e foi elaborado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com o suporte técnico do Sebrae Minas

A Prefeitura de Capitólio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, concluiu nesta terça-feira, 04 de agosto, o trabalho de elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento econômico para o município.

Com o suporte de um consultor especializado, por meio de convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), o plano estratégico envolveu a participação de representantes de diversas entidades de classe de Capitólio. As discussões que deram origem ao documento do plano estratégico foram realizadas em oito encontros on-line, durante quase dois meses de análises entre os representantes da prefeitura, da sociedade civil organizada e o consultor.

O planejamento estratégico “Capitólio 2030” contempla os principais setores da economia do município e foi elaborado com o suporte técnico do consultor e turismólogo Cláudio Ramos.

“Destaco em todo o processo o fato de eu já conhecer a governança em Capitólio, o comprometimento do grupo com o trabalho. Hoje existe um tecido empresarial muito fortalecido, um Comtur (Conselho Municipal de Turismo) extremamente ativo. Especialmente a secretaria municipal de desenvolvimento sustentável, por meio da Andreia Rodrigues, tem um compromisso muito grande em estruturar melhor o turismo. É evidente que é preciso reposicionar o destino turístico Capitólio e isso foi considerado no plano. Agora é preciso continuar envolvendo novas lideranças, outros atores de desenvolvimento, para que as ações ganhem ainda mais envergadura”, detalha o consultor.

Conforme ainda aponta Cláudio Ramos, a necessidade de realizar encontros on-line com duração de quatro horas cada, durante a pandemia, levou algumas pessoas a duvidarem da efetividade da ação. “Mas houve um compromisso enorme de todos, inclusive com as tarefas entre um encontro virtual e outro. Em menos de dois meses conseguimos realizar um trabalho que, convencionalmente, levaria de sete a oito meses. O esforço resultou num plano robusto, sólido, em que todos saíram com a certeza de onde precisam pisar e como agir”, afirma Ramos.

Para a representante local do Sebrae Minas, entidade parceira do Município na elaboração do planejamento estratégico, o processo foi bem sucedido e também fomentou a ação dos empreendedores locais diante do momento vivido com a pandemia.  “O plano criou estratégias para resgatar e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e o estímulo ao empreendedorismo, a partir de novas oportunidades que o momento oferece, levando em consideração toda a potencialidade de Capitólio”, relata Fabiana Rodrigues Rocha, analista técnica do Sebrae Minas.