Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos
11º C
previsão para 01/06/2020
27º C
Segunda-feira, 01 JUN 2020

Ir para conteúdo

Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
20
20 MAI 2020
A Educação e a realidade do isolamento social
Com o isolamento social provocado pelo combate à Covid-19, professores e gestores de Educação de Capitólio usam as mídias sociais para divulgar e ministrar aulas e atividades remotas aos alunos

Em tempos de isolamento social, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, de Capitólio, está se adequando à nova realidade e se empenhando ao máximo para que os alunos não deixem de aprender e se desenvolver intelectualmente neste período. Várias ferramentas online estão sendo utilizadas para que os alunos recebam o material das aulas e produzam bastante neste cenário atual.

Seja por meio das páginas do Facebook das respectivas escolas e dos professores, dos grupos de Whattsapp das instituições, pela ferramenta Google ClassRoom ou  pelo Blog da Educação, o conteúdo está sendo transmitido aos alunos e o resultado tem sido muito positivo. Em uma primeira pesquisa de participação, realizada no dia 15 de maio, foi avaliado que de 335 alunos das escolas municipais de Capitólio, apenas 18 ainda não haviam sido localizados para participarem das aulas online. Sem dúvidas as mídias sociais tem um grande alcance, podem e devem ser utilizadas.

As reuniões entre o Conselho Municipal de Educação de Capitólio, especialistas, professores e gestores estão acontecendo semanalmente via vídeo conferência, onde os profissionais estão trazendo ideias para a melhoria desse novo modo de trabalho e também fazendo planos para a volta às aulas. “A aprendizagem do aluno será medida a partir de uma avaliação diagnóstica assim que as aulas presenciais voltarem.  É primordial que todos os alunos aproveitem ao máximo as aulas online” declarou o Secretário de Educação, Esporte e Lazer João Antônio Alves.

 

Parceria com SEE e UNDIME

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG), juntamente com a Undime-MG, e a equipe do programa ProBNCC elaboraram os PETS - Planos de Estudos Tutorados, e os mesmos estão sendo disponibilizados  e enviados aos alunos das redes estaduais (por meio das superintendências de ensino) e municipais (através das coordenadorias regionais Undime-MG e site) de ensino. A Undime-MG esclarece que, sendo a responsável pela elaboração dos PETs dos anos Iniciais, acordou junto à sua diretoria que a elaboração se fez para os componentes de língua Portuguesa e matemática, utilizando os demais componentes curriculares na interdisciplinaridade. “Esta decisão se deu, não pelo fato de desconsiderar a importância dos demais Componentes Curriculares, mas por considerar a idade das crianças e as condições das famílias para auxiliá-las. Sendo assim, vimos que a interdisciplinaridade seria a melhor forma de trabalhar todos os componentes curriculares”, avalia Maria Virgínia Morais Garcia – Coordenadora ProBNCC Undime- MG.

As diretrizes para a alfabetização presentes no currículo referência de Minas Gerais apontam que as principais habilidades do processo de escolarização para os anos iniciais consistem em ler, escrever realizar operações matemáticas básicas.

Com o objetivo de garantir aos estudantes oportunidades de apropriação do sistema de escrita alfabética em articulação ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita, os primeiros anos do ensino fundamental devem ter como foco a alfabetização, articulada às práticas de letramento, e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Dessa forma o Plano de Estudos Tutorados (PETs), para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), contemplam atividades dos componentes curriculares de língua Portuguesa e matemática.

Neste período, a participação dos pais é primordial. É extremamente importante que  os responsáveis auxiliem os seus filhos neste momento para que as tarefas sejam realizadas com disciplina e assertividade. O contato direto com os professores  também é essencial.  Eles estão à disposição para tirar qualquer dúvida, seja dos alunos ou dos seus respectivos pais, que se veem diante de uma nova realidade, em que os seus filhos estão aprendendo diretamente de casa.

 

Acesse o blog da educação: https://semeelcapitolio.blogspot.com.br
Facebooks: Escolas do Campo, E.M.Elias Teodoro, CMEI Irmã Irene
Pág. do Facebook: Secretaria Municipal de Educação
Grupo do Facebook: Escolas da Rede Municipal

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com as respectivas professoras ou ligue para os seguintes números: Cristina (37) 99921-4888 / João Antônio Alves (37)999880828, Semeel (37)33731003, Adm. Educação (37) 999189653 (Zap).

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para recever as novidades diariamente
Endereço
Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
CEP: 37930-000
Atendimento
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Contato
(37) 3373-0300
respostaautomatica@capitolio.mg.gov.br
Redes Sociais
Acompanhe-nos
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia