previsão para 10/04/2020
Sexta-feira, 10 ABR 2020

Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
17 MAR 2020
Capitólio recebeu Circuito de Palestras Informativas 2020
A palestra foi destinada aos produtores de alimentos de origem animal e vegetal, e também passou pelas cidades de Pimenta, Vargem Bonita, Córrego Fundo e São Roque de Minas

Na última quarta-feira (11), aconteceu no Salão da terceira idade, em Capitólio, mais uma reunião do Circuito de Palestras Informativas 2020. A palestra foi destinada aos produtores de alimentos de origem animal e vegetal, e contou com a presença da médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Cicanastra Paloma Caroliny de Melo Santos, da engenheira de alimentos pós-graduada em Gestão de Projetos e Mestre em Ciência dos Alimentos Francielli D´Carlos Cravo e da engenheira de alimentos e pós- graduada em Gestão da Inovação Larissa Kalks, ambas consultoras da Safer Food.

A Diretora de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente Lucimar Rodrigues de Oliveira e a Extensionista da EMATER MG, Aparecida Beatriz da Silva também marcaram presença, além de produtores de alimentos de origem animal e vegetal da região.

Na palestra foram abordadas as principais diferenças entre os selos para cada tipo de estabelecimento. O selo de inspeção de produtos de origem animal é obrigatório, pois asseguram que o alimento está apto para o consumo sem riscos de contaminação ou danos ao consumidor. Para estes produtos há três tipos de selos e uma das grandes diferenças entre eles é a abrangência territorial, onde cada um concede ao produtor uma área específica de comercialização com segurança e permissão legal. Eles encontram-se divididos em espaços de comercialização: os de esfera nacional, estadual e municipal.

Confira a seguir os diferentes tipos de selos e as suas características:

SISBI Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal:

O produtor que tem este selo pode comercializar produtos dentro de todo o território brasileiro, ou se for por meio de consórcio, o mesmo poderá comercializar dentro dos municípios do consórcio.

SIF  Serviço de Inspeção Federal vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA:

É o responsável por assegurar a qualidade de produtos destinados ao mercado interno, bem como de produtos importados e exportados, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.

SIE – Serviço de Inspeção Estadual:

Com este selo o produtor está autorizado a comercializar o seu produto em âmbito estadual. No estado de Minas Gerais, o SIE é também conhecido como IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.

SIM Serviço de Inspeção Municipal:

O estabelecimento regulamentado pelo SIM tem a autonomia para comercializar o artigo somente dentro do município. E no município de Capitólio a obtenção deste selo é através do consórcio Cicanastra.

SELO ARTE:

Selo exclusivo para os produtos que são considerados artesanais e, através dele, o produtor também consegue comercializar no Brasil todo.

Para a obtenção de qualquer um destes selos, além de passar por um processo de avaliação geral da empresa realizado pelas certificadoras oficiais, o empreendimento precisa adotar uma série de normas, realizando metodologias específicas para a fabricação do alimento. Também são fatores avaliados a responsabilidade social e ambiental da marca.

A utilização deste método de controle é fundamental ao consumidor, pois ele saberá que não há riscos de doenças e infecções que podem ser trazidos pelos alimentos, garantindo que o produto está apto para o consumo e que não irá causar nenhum risco à saúde do cliente. Por sua vez, o papel do fabricante é o comprometimento com as regras estabelecidas, se responsabilizando pela segurança e qualidade da sua produção.

Ao final da palestra, todos participaram de um delicioso café da tarde. O Circuito de Palestras Informativas 2020 foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra Alto São Francisco e Médio Rio Grande – Cicanastra, em parceria com as Prefeituras Municipais de Capitólio, São Roque de Minas, Pimenta, Vargem Bonita e Córrego Fundo e teve seu fim no último dia 12 de março, quando foi ministrada em São Roque de Minas.