Ir para o conteúdo
Acompanhe-nos
17º C
previsão para 05/07/2020
27º C
Domingo, 05 JUL 2020

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
05
05 DEZ 2019
EVENTOS
Semana da Consciência Negra trouxe debates e apresentações culturais à população

Uma programação repleta de arte, cultura, música e conhecimento, numa luta contra o preconceito racial. A Semana da Consciência Negra – Resistência e Superação, começou no dia 19 de novembro, com programações que se estenderam em dias específicos, até o dia 28 de novembro. O evento foi uma intensa troca de experiências, sendo também considerado uma verdadeira aula para quem acompanhou tudo de perto. A programação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Capitólio, pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, pela Secretaria de Assistência Social e pelo Setor de Cultura, e teve como Coordenadora do evento a Engenheira Civil Alessandra Faleiro, que luta pelos direitos dos negros em nossa sociedade.

No primeiro dia, a Coordenadora iniciou a programação da Semana na Praça da Matriz, contando a todos a história de Zumbi dos Palmares, um grande líder do seu povo e representante do movimento negro. Sua história de luta inspira a muitos negros, e ele é tido como grande referência.  Em seguida, todos acompanharam os shows dos cantores Jotta Soul, aqui de Capitólio, e de Magutta, de Ribeirão Preto, SP, que interpretaram canções de diversos cantores negros nacionais e internacionais, como Sandra de Sá, Seu Jorge, Tim Maia, Bob Marley, dentre outros.

No segundo dia de programação, uma manhã muito agradável de contação de histórias tomou conta da Casa da Cultura, realizada pelo Coletivo Yabas, de Belo Horizonte, MG. Alunos das escolas do município se encantaram com histórias infantis  sobre os Orixás, que tem um papel muito importante na cultura afro brasileira. O grupo que reúne três contadoras de histórias retornou  à Praça da Matriz ao anoitecer, onde também contaram as histórias dos Orixás, mas com foco no público adulto. O Grupo de Capoeira “Sem Fronteiras” aqui de Capitólio, abrilhantou a noite realizando apresentações memoráveis dessa manifestação cultural que reúne de crianças a adultos da nossa cidade.

Uma roda de conversa muito esclarecedora fez parte do terceiro dia de programação, que aconteceu na sede da Associação do Bairro Nossa Senhora Aparecida, sob o comando da Coordenadora do evento, Alessandra Faleiro e do Advogado e Pastor Guilherme Leonardo. A  legitimidade dos negros e os direitos dos mesmos à luz da justiça quando sofrem algum tipo de racismo foram os temas abordados. Um novo encontro se deu no dia seguinte, onde esses mesmos temas foram levantados, só que dessa vez na Igreja do Evangelho Quadrangular.

Participação na Quinta Cultural

O último dia de programação foi fechado com maestria, pois a Quinta Cultural – evento mensal que oferece programações culturais e artísticas a população de forma totalmente gratuita – foi totalmente dedicado ao último dia da Semana da Consciência Negra. O Dentista e Ex-Presidente da Neab , Alexandre Almeida, ministrou uma palestra onde frisou a importância dos negros darem um passo à frente na luta contra o preconceito, mostrando que são capazes, que conhecem os seus direitos e que não são analfabetos políticos.

Uma roda de conversa muito esclarecedora também fez parte da programação, com as participações da Coordenadora da Semana, Alessandra Faleiro, da Socióloga Mônica do Nascimento, do Pastor Guilherme Leonardo, Fernanda Silva Ferreira, Inspetora escolar e Mayara Silva – Advogada e do Dentista Alexandre Almeida. Todos falaram um pouco sobre a sua história de vida e também fizeram uma resenha sobre o filme “À Procura da Felicidade”. As atrações culturais ficaram por conta da Cia de dança Afro de Piuhmi, e do artista Thiago Calado.

Para a Engenheira Civil e Coordenadora da Semana, Alessandra Faleiro, este é só o começo de muitas novidades que virão frente a esse movimento: “A semana foi muito produtiva do ponto de vista de se ter eventos voltados para o negro capitolino. Essa iniciativa, revigora nossa identidade, legitima nossa cidadania, impulsiona nossa autoestima e principalmente nos dá voz. A semana de eventos marca o começo de diversas outras atividades que serão coordenadas, com temas direcionados para a população negra capitolina. Dentre outras atividades, fazem parte do projeto diversas oficinas, exibição de filmes, palestras, atendimentos e acompanhamento psicológico e jurídico a homens, mulheres e crianças”, declara.

Ela convoca aos negros para se uniram cada vez mais: “Para fazermos tudo isso, precisamos da adesão dos negros. Contamos com essa adesão! Procure CIN - Coletivo Identidade Negra. Lá, todos terão informações sobre esses eventos que estão por vir”.

Uma semana para se guardar na memória e também para encorajar a todos – negros e brancos – a irem à luta contra o preconceito racial, pois, não precisa ser negro para lutar contra o preconceito. Só assim tornaremos nossa sociedade cada vez mais igualitária e justa. Confira as fotos da programação abaixo:

 

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para recever as novidades diariamente
Endereço
Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
CEP: 37930-000
Atendimento
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Contato
(37) 3373-0300
respostaautomatica@capitolio.mg.gov.br
Redes Sociais
Acompanhe-nos
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia