previsão para 17/01/2020
Sexta-feira, 17 JAN 2020

29/11/2019 às 15:58:00
COSEMS MG reuniu Gestores e Técnicos de Saúde para Seminário Regional em Capitólio

Nos dias 07 e 08 de novembro, aconteceu no Hotel Engenho da Serra, que se localiza na Zona Rural de Capitólio, o Seminário Regional de Gestão dos Prestadores, Regulação, Cooperação e Situação de registros na Atenção Básica, evento organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS MG. Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde de Capitólio, Maria Terezinha de Oliveira, participou do seminário juntamente com dois Técnicos da Secretaria de Saúde, onde foram abordados temas enriquecedores relacionados ao monitoramento e alocação de recursos via Programação Pactuada e Integrada – PPI – para melhor otimização dos procedimentos e recursos disponíveis no que diz respeito à saúde, e debates concernentes a gestão plena dos recursos da saúde pelo município, elencando pontos positivos para os municípios que tem interesse em serem plenos.

Para Paola Soares Mota, Coordenadora da área técnica do COSEMS MG, o seminário foi de muita valia, principalmente pelo grande número de profissionais da área da Saúde que participaram: “O que mais marcou foi a participação expressiva dos municípios. Nós tivemos a presença de 99% dos municípios aqui da regional de Passos. Foram dois turnos intensos de trabalho com uma participação muito grande pra poder fortalecer a gestão local, a gestão do próprio SUS e a gestão dos prestadores. Foi muito positivo.”

Ao final do seminário, foi discutido o novo modelo da Atenção Básica no Brasil para o ano de 2020, sua nova forma de financiamento, além dos dificultadores e facilitadores para execução dos serviços da Atenção Básica neste novo formato a partir do próximo ano.