previsão para 17/01/2020
Sexta-feira, 17 JAN 2020

02/11/2019 às 16:27:00
Circuito Frutifica Minas é sucesso de público em Capitólio
Evento realizado pela Emater-MG, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pela Prefeitura de Capitólio, reuniu profissionais do setor de fruticultura, fruticultores em geral e interessados no ramo, e contou com a presença do Prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory

A última quarta-feira (30), foi um dia de muito aprendizado e troca de experiências para os fruticultores de Capitólio e região. Aconteceu na Casa da Cultura Tio Inácio o Circuito Frutifica Minas, tradicional encontro que reúne profissionais do setor de fruticultura para debaterem sobre melhorias e novas ideias para este setor, juntamente com demais fruticultores e interessados no ramo. O evento contou com grande participação do público, que compareceu em peso.

Atuaram como palestrantes do circuito: o Coordenador Técnico Estadual de Fruticultura e Engenheiro Agrônomo Denny Sanábio; o Engenheiro de qualidade e Administrador Alexandre Camargo; a Coordenadora Técnica Estadual de Meio Ambiente e Engenheira Agrônoma da Emater-MG, Alice Soares; o Extensionista da Emater-MG de Delfinópolis e Engenheiro Agrônomo Sávio Marinho; o Coordenador da regional da Emater-MG de Pouso Alegre, o Engenheiro Agrônomo Raul Maria; e a produtora rural de Claraval-MG e presidente da Cooperval, Nilvanir Consuelo.

O Prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory também marcou presença no evento, e falou sobre a importância do circuito: “O evento Frutifica Minas realizado pela Emater com o apoio da Prefeitura de Capitólio, tem uma importância muito grande pelo momento em que ele acontece aqui na nossa cidade. Acreditamos que a fruticultura é um elemento que pode complementar de maneira muito positiva a renda das famílias da área rural. Então, nós começamos apostando no maracujá, que foi um cultivo que já começamos a introduzir, e neste ano nós estamos fazendo a adoção do cultivo da uva em geral. Então nós entendemos que a fruticultura abre uma possibilidade muito grande, principalmente em nossa cidade que conta com um grande fluxo de turistas. Todos os hotéis e pousadas oferecem o seu café da manhã, com uma farta opção de frutas na mesa e isso gera um mercado direto. O que nós queremos é que a gente tenha fornecedor direto em Capitólio, que a gente tenha pessoas aqui produzindo, e mais a frente transformando essas frutas em doce, em geléia, em compotas, em sucos, e isso com certeza vai agregar um valor muito maior neste produto e na renda dessas famílias."

E acrescentou: "O Frutifica Minas veio como um apoio, como um reforço nesta estratégia que nós traçamos pra agricultura de nosso município. Este circuito é uma demonstração clara de que existem técnicas adequadas, existe apoio, existe conhecimento da Emater enquanto órgão de assistência ao produtor rural, pra que a gente possa tranquilamente investir e apostar nessa modalidade da agricultura. É um evento com grande participação de produtores da cidade, da região, e é isso que nós queremos, realmente criar uma nova alternativa econômica e de renda para os nossos pequenos produtores rurais, e o seminário com certeza ajuda muito nesta tarefa.”

O extensionista da Emater-MG, Francisco Zolnerkevic, que foi o mestre de cerimônia do evento, reconhece que no estado ainda se produzem poucas frutas, mas faz jus a fala do Prefeito de Capitólio e ressalta que Minas Gerais tem um mercado promissor, também pelo grande fluxo de turistas: "Segundo a Emater-MG / Detec, no CEASA de Minas Gerais, na média dos últimos anos, Minas Gerais produziu apenas 33% de todas as frutas que foram comercializadas lá e distribuídas em todo  estado, sendo que importou 67% das frutas comercializadas para o consumo do mineiro. Para a nossa região isso se torna ainda mais promissor, haja vista que o turismo têm alavancado os comércios locais , pousadas , hotéis e supermercados, trazendo um mercado consumidor na porta dos produtores , o que se torna interessante em termos de frete e qualidade de consumo "in natura" , além do que podem se aliar a logística de produtos tradicionais como o queijo e café , aumentando diversidade de opções de mercado do cliente e viajante . Sem sombra de dúvidas é um desafio que temos que vencer com tecnologia e respeito ao meio ambiente , onde a EMATER-MG já têm equipe técnica capaz de assessorar nestes novos rumos do desenvolvimento regional”, aponta.

Também marcaram presença no evento: A diretora do setor de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Lucimar Rodrigues, a Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ana Cláudia Nascimento e Silva, e a extencionista da Emater-MG, Aparecida Beatriz da Silva.

“A fruticultura é uma atividade de grande capacidade de geração de renda, podendo obter bons resultados de produção em uma área relativamente pequena, se comparada a outras culturas. A nossa ideia foi mostrar aos produtores que eles podem continuar com suas atividades, mas que existe a possibilidade de diversificação da produção trazendo melhoria de renda para o produtor rural”, destaca a diretora do Setor de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Lucimar Rodrigues.

Sem dúvidas, o Circuito Frutifica Minas - Etapa Capitólio, veio para dar mais ênfase a esse grande trabalho que já está sendo realizado em nossa região, incentivando os produtores rurais a investir neste ramo e mostrando que, literalmente, muitos frutos poderão ser colhidos através da fruticultura, em todos os aspectos. Confira as fotos do circuito abaixo: