Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos
19º C
previsão para 18/11/2019
30º C
Segunda-feira, 18 NOV 2019

Ir para conteúdo

Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

30/09/2019 às 21:01:00
Plantio de mudas de uvas é realizado em Capitólio

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do município e garantir mais uma fonte alternativa de renda aos agricultores, a Prefeitura de Capitólio implantou o Projeto de Apoio à Fruticultura, que iniciou com a cultura de uvas.

Em maio deste ano, a Prefeitura de Capitólio, por meio do Departamento de Agricultura e em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), passou a receber o cadastro de produtores rurais com interesse em implantar a viticultura em suas propriedades e, assim, receber as mudas doadas pela Prefeitura.

O objetivo do projeto é incentivar a fruticultura no município, neste caso em específico, o cultivo de uva e o desenvolvimento tecnológico da viticultura, estimulando a economia local. Ao todo, foram adquiridas pela Prefeitura, através de processo licitatório, 5.000 (cinco mil) mudas de uvas para serem doadas aos 17 produtores rurais beneficiados pelo programa, sendo que 7 optaram pelo cultivo no sistema orgânico.

O método de reprodução escolhido foi o de enxertia, pela qual se plantam as estacas do porta-enxerto inicialmente, realizando-se a enxertia no ano seguinte. No período de 9 a 13 de setembro foram plantados, por empresa escolhida por licitação, os 5.000 porta-enxertos, e no ano que vem será realizada a enxertia com a cultivar niágara, um tipo de uva de mesa, para consumo ao natural.

A diretora do setor de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Lucimar Oliveira, esteve presente na ação, e está muito satisfeita com o projeto:  “Fiquei impressionada com o empenho dos produtores em implantar a viticultura em suas propriedades com o apoio e incentivo da Prefeitura. A receptividade dos produtores a novos projetos me deixa muito feliz. Esse é o primeiro passo de um projeto que tende a crescer e que vem para diversificar o cultivo de frutas no município e estimular a economia local." O prefeito de Capitólio, José Eduardo Vallory, também acompanhou de perto este momento tão significativo, em um dos dias de plantio.

 

 
 
 
 
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para recever as novidades diariamente
Endereço
Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
CEP: 37930-000
Atendimento
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Contato
(37) 3373-0300
respostaautomatica@capitolio.mg.gov.br
Redes Sociais
Acompanhe-nos
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia