previsão para 10/12/2019
Terça-feira, 10 DEZ 2019

27/09/2019 às 15:44:00
Ações pelo Dia Mundial da Limpeza foram realizadas em Capitólio

A mobilização pelo Dia Mundial da Limpeza aconteceu com força total em Capitólio. As ações contaram com a participação e o apoio de representantes institucionais, empreendedores e voluntários, conseguindo atingir os pontos turísticos, a zona rural e o centro urbano do município.

A primeira ação se deu na sexta-feira (20), onde foram realizados: a limpeza dos pontos turísticos e da margem da represa de Furnas, e a limpeza da rodovia, executados pelas empresas: Tourvo Experiências, Porto Turvo e pela Equipe Mirante dos Canyons respectivamente. Mergulhadores também colaboraram.

No sábado (21), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Capitólio, (ACAMARC), fez um mutirão de limpeza no bairro Bela vista, enquanto a equipe da zoonose ficou responsável pelo mutirão no bairro do Ambrósio. O grupo de escoteiros de Capitólio também colaborou, realizando um mutirão na Orla da Praia. Em Macaúbas, a limpeza ficou por conta de moradores que se voluntariaram em realizá-la no lote onde se encontra a estação de tratamento de esgoto da comunidade.

No domingo (22), aconteceu a Travessia Ecológica do Morro do Chapéu, que contou com a participação de 25 pessoas. A equipe partiu do Mirante de Escarpas logo pela manhã e percorreu 13 quilômetros até a Pousada Mar de Minas, onde foram recebidos com um delicioso piquenique ao ar livre, e ainda se refrescaram na represa de Furnas. Membros da ACAMARC também participaram da ação e deram depoimentos sobre as suas histórias e conquistas, onde conscientizaram os presentes sobre a importância da coleta seletiva.

Para o guia voluntário da trilha, Manfriny Leonel, esse tipo de atividade é fundamental: “Esse tipo de atividade é muito importante para incentivar o ecoturismo e conscientizar os turistas e a população local da importância de preservarmos o meio ambiente”.

A Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ana Cláudia Nascimento e Silva, falou sobre a mobilização: “Essa mobilização teve como principal objetivo conscientizar as pessoas da importância de tratar corretamente os resíduos que geramos diariamente. Foi impressionante o apoio dos diversos setores, possibilitando a execução das ações em diversos locais."

Sem dúvidas, estas foram ações mais do que importantes para o meio ambiente e para o bem estar da população capitolina, e é mais do que necessário que todo o cidadão continue fazendo a sua parte.