previsão para 17/02/2020
Segunda-feira, 17 FEV 2020

Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
05 SET 2019
Capitólio participa de missão ao NE organizada pelo Sebrae
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Representantes de Capitólio participaram de visita técnica a regiões do Piauí, Ceará e Maranhão para buscar soluções e impulsionar o desenvolvimento turístico local

Um grupo de representantes da região de Capitólio visitou, entre os dias 25 e 29 de agosto, a Rota das Emoções – criada em 2005, com auxílio do Sebrae, que compreende regiões dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A missão, organizada pelo Sebrae Minas, teve como objetivo apresentar aos participantes as transformações e as boas práticas do setor, com foco no desenvolvimento local estratégico, aumento da competitividade e incorporação de novas tecnologias.

A Missão Técnica de Benchmarking levou nove representantes da região para visitar as cidades de Barreirinhas/MA, Parnaíba/PI e Jericoacoara/CE. “Para nós, que estamos vivendo um processo de grande desenvolvimento do turismo na região de Capitólio, é valioso poder conhecer como foi a implantação da Rota das Emoções. Aprendemos muito com a forma como eles organizaram o turismo e também com as experiências que não deram certo”, afirmou José Eduardo Terra Vallory, prefeito de Capitólio.

Entre as práticas que mais chamaram a atenção dos visitantes estava o Voucher Eletrônico. “Ele possibilita ao poder público melhorar a arrecadação e, principalmente, organizar a atividade turística. Com o voucher, é possível ter acesso a informações sobre o público que vai àquele destino, como idade e renda. É uma prática que pretendemos adotar em Capitólio”, disse Vallory.

Segundo Wylerson da Silva, gerente operacional do empreendimento de turismo da Cacheira da Capivara, a experiência foi importante para repensar estratégias. “Agora que conhecemos de perto a experiência da Rota das Emoções, teremos condições de caminhar para a implementação do voucher em Capitólio, de forma assertiva e organizada. Mesmo se tratando de locais diferentes, com realidades e públicos distintos, pudemos entender as dificuldades e as falhas. E isso nos ajudará se viermos a adotar essa prática na região”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que o modelo de rota turística é uma proposta interessante no caso da região de Capitólio. “Podemos aplicar este conceito de forma que alcance o Lago de Furnas e a Serra da Canastra. Temos inúmeros atrativos, como o queijo canastra e o lago, com seus passeios, sua beleza natural e suas cachoeiras. Vimos que temos potencial e condições efetivas de estabelecer uma rota de renome nacional”, finalizou Vallory.

Fabiana Rocha, analista do Sebrae Minas que coordenou a missão, explicou  que o objetivo da visita foi possibilitar o conhecimento do modelo de governança das cidades da Rota das Emoções. “Muita gente que vai para Capitólio tem interesse em conhecer a Serra da Canastra, principalmente pela questão dos queijos. O inverso também acontece muito. Então pensamos: por que não criar uma rota integrada aqui na região?”, disse.

A analista ressaltou que a visita permitiu aos visitantes conhecer soluções para um dos grandes problemas de cidades turísticas, o lixo. “Lá eles têm uma cooperativa de reciclagem que tem ajudado o município a resolver essa questão do volume de rejeitos produzidos. Além de ser uma boa prática ambiental, a cooperativa é uma alternativa de renda para quem mora na região. Foi uma missão positiva e agora temos a certeza de que Capitólio e região estão no caminho certo do desenvolvimento”, finaliza Fabiana.