Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos
20º C
previsão para 17/02/2020
29º C
Segunda-feira, 17 FEV 2020

Ir para conteúdo

Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
05
05 SET 2019
Capitólio participa de missão ao NE organizada pelo Sebrae
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Representantes de Capitólio participaram de visita técnica a regiões do Piauí, Ceará e Maranhão para buscar soluções e impulsionar o desenvolvimento turístico local

Um grupo de representantes da região de Capitólio visitou, entre os dias 25 e 29 de agosto, a Rota das Emoções – criada em 2005, com auxílio do Sebrae, que compreende regiões dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A missão, organizada pelo Sebrae Minas, teve como objetivo apresentar aos participantes as transformações e as boas práticas do setor, com foco no desenvolvimento local estratégico, aumento da competitividade e incorporação de novas tecnologias.

A Missão Técnica de Benchmarking levou nove representantes da região para visitar as cidades de Barreirinhas/MA, Parnaíba/PI e Jericoacoara/CE. “Para nós, que estamos vivendo um processo de grande desenvolvimento do turismo na região de Capitólio, é valioso poder conhecer como foi a implantação da Rota das Emoções. Aprendemos muito com a forma como eles organizaram o turismo e também com as experiências que não deram certo”, afirmou José Eduardo Terra Vallory, prefeito de Capitólio.

Entre as práticas que mais chamaram a atenção dos visitantes estava o Voucher Eletrônico. “Ele possibilita ao poder público melhorar a arrecadação e, principalmente, organizar a atividade turística. Com o voucher, é possível ter acesso a informações sobre o público que vai àquele destino, como idade e renda. É uma prática que pretendemos adotar em Capitólio”, disse Vallory.

Segundo Wylerson da Silva, gerente operacional do empreendimento de turismo da Cacheira da Capivara, a experiência foi importante para repensar estratégias. “Agora que conhecemos de perto a experiência da Rota das Emoções, teremos condições de caminhar para a implementação do voucher em Capitólio, de forma assertiva e organizada. Mesmo se tratando de locais diferentes, com realidades e públicos distintos, pudemos entender as dificuldades e as falhas. E isso nos ajudará se viermos a adotar essa prática na região”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que o modelo de rota turística é uma proposta interessante no caso da região de Capitólio. “Podemos aplicar este conceito de forma que alcance o Lago de Furnas e a Serra da Canastra. Temos inúmeros atrativos, como o queijo canastra e o lago, com seus passeios, sua beleza natural e suas cachoeiras. Vimos que temos potencial e condições efetivas de estabelecer uma rota de renome nacional”, finalizou Vallory.

Fabiana Rocha, analista do Sebrae Minas que coordenou a missão, explicou  que o objetivo da visita foi possibilitar o conhecimento do modelo de governança das cidades da Rota das Emoções. “Muita gente que vai para Capitólio tem interesse em conhecer a Serra da Canastra, principalmente pela questão dos queijos. O inverso também acontece muito. Então pensamos: por que não criar uma rota integrada aqui na região?”, disse.

A analista ressaltou que a visita permitiu aos visitantes conhecer soluções para um dos grandes problemas de cidades turísticas, o lixo. “Lá eles têm uma cooperativa de reciclagem que tem ajudado o município a resolver essa questão do volume de rejeitos produzidos. Além de ser uma boa prática ambiental, a cooperativa é uma alternativa de renda para quem mora na região. Foi uma missão positiva e agora temos a certeza de que Capitólio e região estão no caminho certo do desenvolvimento”, finaliza Fabiana.

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para recever as novidades diariamente
Endereço
Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
CEP: 37930-000
Atendimento
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h.
Contato
(37) 3373-0300
respostaautomatica@capitolio.mg.gov.br
Redes Sociais
Acompanhe-nos
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia