previsão para 17/09/2019
Terça-feira, 17 SET 2019

12/08/2019 às 13:17:00
Capitólio se prepara para a 6ª edição de seu festival gastronômico e cultural

Em setembro, a população local e os turistas degustarão, mais uma vez, os pratos à base de tilápia no Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe, na cidade de Capitólio, a ‘Capital do Lago de Furnas’.

Em seu sexto ano de realização, o festival é um projeto de cunho gastronômico e cultural que fomenta a economia e o turismo, objetivando promover também uma melhor qualidade dos serviços prestados, a geração de emprego e renda, e a cultura gastronômica local.

Nas noites de 6, 7 e 8 de setembro, haverá a abertura da sexta edição do festival.  O evento acontecerá na Praça da Orla, próximo à praia artificial de Capitólio, com praça de alimentação e shows de artistas nacionais e regionais.

De 6 a 30 de setembro, os bares e restaurantes participantes do festival servirão, em seus estabelecimentos, os pratos com tilápia, que receberão, junto com outros itens de atendimento do restaurante, as votações dos clientes.

Os clientes avaliarão os seguintes aspectos: sabor do prato, beleza do prato, criatividade, atendimento, bebida, higiene e organização. A votação tem o propósito de gerar, posteriormente, um relatório para que cada estabelecimento receba uma avaliação e o reconhecimento pelo seu desempenho, além de sugestões para melhorias. Não haverá competição Entre os bares e restaurantes, e todos receberão troféus de participação.

Consultoria com Chef de Cozinha

Os bares e restaurantes de Capitólio participantes do 6º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe receberão, durante esta semana de 12 a 16 de agosto, a visita do chef de cozinha e professor do Senac Renato Lobato, que dará uma consultoria para os estabelecimentos na elaboração dos pratos, que deverão conter a porção mínima de 250g de tilápia e ser vendidos ao preço padronizado de 50 reais.

Chef consultor da Globo Minas, passando por vários programas como Terra de Minas, MGTV, Pratos e Panelas, Bom dia Minas e responsável por artigos no G1, Renato Lobato também é consultor em várias empresas de produtos alimentícios e já recebeu menção honrosa da Organizações das Nações Unidas (ONU), no concurso Saberes e Sabores que valoriza as mulheres  rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção da biodiversidade.

Sobre o festival

O 6º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe é uma realização da Prefeitura de Capitólio, com apoio da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur, Associação Comercial e Industrial de Capitólio (Aciac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto conta com recursos do Ministério da Cidadania e Fundo Nacional da Cultura.

A programação completa do 6º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe será divulgada nos próximos dias no site www.capitolio.mg.gov.br e na imprensa.

Conheça abaixo o regulamento do Festival:

Arquivos para Download:
Regulamento Festival Gastronômico 2019