previsão para 17/06/2019
Segunda-feira, 17 JUN 2019

15/04/2019 às 10:42:00
Prefeitura construirá balneário na região do Turvo

A Prefeitura de Capitólio está realizando o processo licitatório para a construção de um Balneário Municipal próximo à ponte do Rio Turvo. Em uma área total de 24 mil m2 e 132m2 de área construída, o balneário terá espaço de praia, píer público, estacionamento para ônibus e carros, banheiros, lanchonete e quiosques para comércio.  O objetivo é proporcionar aos visitantes e moradores locais um espaço organizado, seguro e confortável para o lazer às margens do Lago de Furnas.

O estacionamento do Balneário Municipal comportará 153 carros e 30 ônibus. “Um dos primeiros objetivos é dar uma solução para todos aqueles veículos, principalmente os ônibus de excursão que trazem os turistas e não têm um local adequado para estacionar, fazendo isso hoje de uma maneira perigosa, sem segurança para esses turistas”, informou o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory.

Orçada em R$ 480 mil, a obra do balneário será custeada na sua maior parte com recursos advindos das taxas de arrecadação de turismo, implantadas pela Lei Municipal N. 11 de 20/07/2017, que regula os serviços turísticos na cidade. A lei abrange o cadastramento de embarcações de turismo náutico e veículos de turismo terrestre (4x4), regras e taxas para acesso de ônibus de fretamento (excursões) e a taxa de turismo recolhida junto ao visitante nos meios de hospedagem.

Conforme destacou o prefeito José Eduardo Vallory, a aplicação do dinheiro arrecadado com as taxas de turismo na construção do balneário mostra a importância da implantação da Lei Municipal N. 11 que, além de ordenar a atividade turística, gera a  receita necessária para investir na estruturação do setor, retornando os benefícios para o próprio turista, para o empreendedor de turismo e para todos os envolvidos direta ou indiretamente na atividade.

Ainda segundo explicou o prefeito de Capitólio, o píer público do balneário municipal será destinado a um número menor de embarcações, particulares, para que as pessoas em passeio pelo Lago de Furnas possam atracar naquela região do Turvo. Já para o embarque de maior volume de pessoas, nos passeios náuticos comerciais, haverá um outro terminal, a ser instalado pela iniciativa privada, em ponto próximo ao balneário municipal.

“Será um local de recreação organizado, com tudo delimitado, o espaço para banho, área de embarque, cada coisa no seu lugar. A previsão é que no verão de 2019 para 2020 já possamos entregar tudo isso à população da região”, concluiu o prefeito José Eduardo.

pier

*Texto a partir da matéria publicada pelo Jornal da Onda:

Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h as 11h e das 12:30h as 17h.
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Logotipo Instar