10/04/2019 às 14:34:00
Ações para o idoso e para comunidade escolar são destaques da Saúde
No mês de março, a Secretaria de Saúde de Capitólio realizou mais um “Saúde na Escola” na zona rural do município; no dia 3 de abril, foi a vez de apresentar a experiência exitosa com ações para a saúde do idoso, durante evento realizado em Passos

No dia 19 de março, aconteceu mais um evento do programa “Saúde na Escola”, dessa vez na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foram realizadas ações com várias estratégias e atividades relacionadas aos temas pactuados para a escola, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e da paz e desenvolvimento sustentável. A ação contou com a presença da Polícia Militar que contribuiu com orientações da campanha preventiva da cultura da Paz.

Lançado em maio de 2018, o Saúde na Escola foi criado para estimular atitudes em prol da saúde junto ao público estudantil,  prevenir a obesidade infantil e estimular a atualização vacinal. Esse trabalho é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, Esporte e Lazer.

Experiência exitosa

No dia 3 de abril, durante encontro regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), realizado em Passos, a Secretaria de Saúde de Capitólio apresentou a sua experiência exitosa com ações direcionadas à saúde do idoso.

Com a criação do grupo operativo “Equilibre-se”, a Secretaria de Saúde de Capitólio, por meio de diferentes atividades realizadas no setor de Atenção Primária, proporcionou benefícios palpáveis para comunidade de idosos, que foram:

- Efetividade e maior assiduidade no grupo, com aumento de 87% na participação de idosos e pré-idosos;

- Estabilização de doenças crônicas não transmissíveis  em 35% dos participantes;

- Redução gradativa  do peso corporal;

- Participação média de  200 idosos e pré idosos na semana no idoso

O que é o COSEMS-MG

O COSEMS MG é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Foi fundado em abril de 1991 com a finalidade de ser o elo entre os Secretários Municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, bem como viabilizar cursos de atualização em saúde.

A entidade é constituída por instâncias deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva (DE), o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais (CRR) e a Assembleia Geral.
O COSEMS MG engloba ainda os COSEMS Regionais, que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado.

O COSEMS MG tem por finalidades : lutar pela autonomia dos municípios , congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

© Copyright Instar - 2006-2019.