previsão para 17/09/2019
Terça-feira, 17 SET 2019

07/02/2019 às 12:16:00
Comunicado da Prefeitura sobre blitz na rodovia MG-050

Desde quando o fluxo de turistas em Capitólio “explodiu”, vivemos um lado bom desse fenômeno, que é a oportunidade de emprego e renda para as pessoas. Mas, por outro lado, enfrentamos também um grande crescimento dos problemas relacionados a essa situação.

Um dos problemas que estamos vivendo é a ocupação desordenada, sem controle, por inúmeros ambulantes nas áreas ao lado da rodovia MG-050, que pertencem ao DER-MG. Muitos deles comercializam alimentos preparados sem nenhuma condição de higiene, devido à precariedade do local, sem água e esgoto. E isso salta aos olhos de quem passa pelo Mirante dos Cânions e pela Ponte do Rio Turvo.

Essa situação, ao longo do tempo, tem gerado inúmeras críticas e reclamações de turistas e mesmo dos moradores da região. Já foram relatados casos de pessoas que sofreram intoxicação. Além disso, há o risco para as pessoas que circulam perto da rodovia e a bagunça da ocupação sem controle ou critérios.

Toda essa situação chegou ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual, que estão cobrando uma atitude do DER-MG - pois estão ocupando uma área do Estado - e da Prefeitura, já que o comércio ambulante deve ter alvará e licença da vigilância sanitária.

Por isso que, sendo cobrados a agir, não podemos ficar parados. Já fizemos várias visitas e notificações em 2018, mas ninguém se regularizou. Se não fizermos uma ação efetiva, todos nós - a Prefeitura, o DER-MG e a Policia Rodoviária - podemos responder judicialmente.

No dia 01/02/2019 aconteceu a primeira Blitz e neste dia 05/02/2019 fomos convocados a fazer a segunda Blitz.

Não queremos impedir ninguém de trabalhar, mas não podemos deixar que uma situação denunciada e cobrada de nós, que é ilegal aos olhos da Lei e que está funcionando de uma maneira desorganizada, continue provocando frequentes criticas e reclamações de quem nos visita. Essa não é a imagem que queremos para Capitólio e o nosso Turismo. Daqui a pouco, por causa do interesse de alguns, todos os demais moradores de Capitólio que vivem do Turismo, poderão ter ameaçado o seu sustento, se essa imagem negativa predominar.

Em reunião com os proprietários de áreas particulares na Ponte do Turvo e no Mirante dos Cânions, negociamos a instalação de algumas barracas em seus terrenos, com um padrão adequado, com organização do comércio e com o critério de que todos tenham as suas licenças. Aí sim, os que estiverem corretos, poderão trabalhar.

A Prefeitura também está para começar neste mês de março as obras de implantação do Balneário Municipal do Turvo onde, entre outras instalações, teremos um espaço - como já foi falado com os ambulantes - para quiosques de venda de produtos variados.

Queremos oportunidades para todos, mas não podemos aceitar o que estiver ilegal, inadequado, sem qualidade, e que no final, para beneficiar uns, prejudique todos os outros!

Prefeitura Municipal de Capitólio

Administração 2017-2020