13/12/2018 às 17:43:00
Capitólio realizou diagnóstico da atividade turística
Realizado em parceria pelo Sebrae e pela Prefeitura de Capitólio, um diagnóstico elaborado por consultoria especializada apontou aspectos positivos e aqueles a melhorar nos serviços prestados, bem como estratégias necessárias para a competitividade do destino turístico.

Por meio de uma ação conjunta entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e a Prefeitura de Capitólio, um diagnóstico sobre a qualidade dos serviços turísticos foi realizado nos meses de outubro e novembro. O trabalho de avaliação coube à TourQual Consultoria, empresa especializada em estudos e estratégias para o segmento de turismo, que apresentou os resultados no último dia 10 de dezembro, na Casa da Cultura de Capitólio. O evento contou com presença de representantes da prefeitura, Sebrae, associações e empresários do setor turístico da cidade.

Intitulado “Diagnóstico da Qualidade de Capitólio - Sugestões para um destino turístico inteligente”, o trabalho envolveu quatro tipos de avaliações: pesquisa do tipo “cliente oculto”, em quatro atrativos no município; levantamento de comentários na internet referentes aos serviços de hospedagem, alimentação e atrativos, em especial as avaliações no site especializado Trip Advisor; pesquisa direta com turistas; e um autodiagnóstico da qualidade junto a empresários que operam passeios terrestres e náuticos.

Durante o evento de apresentação, os consultores apontaram os aspectos que foram bem avaliados e aqueles que necessitam de intervenções. O estudo ressaltou a imagem positiva da cidade perante os turistas e o ambiente favorável aos negócios de turismo, com investimento em formalização e profissionalização dos atores envolvidos e bom relacionamento entre poder público e empresários.

Os aspectos a ser melhorados envolvem segurança nos atrativos, sinalização, melhoria de infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Também foram abordadas questões para a competitividade do destino turístico, envolvendo soluções tecnológicas e modelos de negócios como consórcio ou cooperativa.

“Os dados do diagnóstico confirmam aspectos que a Administração Municipal está contemplando em suas ações, como a regularização da atividade náutica e outras questões de segurança, como na MG-050, às margens do lago. O Município também está avançando no sistema de destinação correta e reciclagem de lixo e os empresários de turismo estão receptivos a essa necessidade”, comentou a Secretária-Adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Capitólio, Andréia Rodrigues Silva.

De acordo com a secretária-adjunta, o evento de apresentação do diagnóstico foi produtivo e as discussões sinalizaram o compromisso dos empresários do setor em atuar em cooperação com a prefeitura, rumo a um desenvolvimento turístico sustentável em Capitólio.

© Copyright Instar - 2006-2019.