Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Notícias
Principal   Notícias
 

05/11/2018 às 08:29:00
Marinha realizou novo teste físico para pilotos náuticos em Capitólio
Já foram formados 279 marinheiros fluviais no município e mais 120 vagas foram abertas

No dia 25 de outubro a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), sediada em Santos, realizou mais um teste físico com candidatos a obter a qualificação de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas (MAF), exigida para a condução de embarcações de turismo náutico comercial no Lago de Furnas. Após aprovados no teste de aptidão física, os candidatos passarão por uma capacitação teórica e prática, também ministrada pela Marinha.

A capacitação dos pilotos teve início em abril, com a realização de um convênio entre a Marinha e a Prefeitura de Capitólio, e faz parte de um amplo plano de ordenamento das águas navegáveis, visando à segurança e sustentabilidade do turismo náutico no Lago de Furnas.

“Já foram qualificados 279 pilotos em Capitólio, e na última quinta-feira foram selecionadas mais 120 pessoas para participar das próximas quatro turmas de formação de MAF”, informa a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Capitólio, Andréia Rodrigues Silva.

A Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Acatur), a Associação dos Passeios Náuticos da Ponte do Turvo (Apantur) e a Associação dos Prestadores de Serviços de Capitólio e Região (Astur)   participam da organização dos cursos de formação profissional de marinheiros, em conjunto com o setor de Turismo da Prefeitura.

Vistoria de embarcações

Também está prevista para 6 e 7 de novembro a vinda de oficiais da Marinha para vistoriar embarcações de turismo náutico em Capitólio. A vistoria visa cumprir a Lei Municipal Complementar No 11 de 20 de julho de 2017, que determina o cadastramento de empresas turísticas de transporte náutico e terrestre junto ao Setor de Turismo da Prefeitura de Capitólio, o que inclui a vistoria das embarcações e veículos pelos órgãos competentes, o seguro de passageiros, dentre outras normas.

“Neste processo de regularização das embarcações, também foi necessário transferir as documentações da categoria ‘esporte e recreio’ para a categoria ‘apoio a turismo’, que é a destinada ao transporte náutico de turistas”, esclarece a secretária municipal Andréia Rodrigues. Ela informa que mais de 50 embarcações estão regularizadas quanto a essa documentação.

Ainda segundo a secretária municipal, a meta é implantar a fiscalização náutica até o fim desse ano: “Está em trâmite o processo seletivo de servidores públicos que serão capacitados pela Marinha para exercer os cargos de fiscais da navegação no lago”.

Conforme explica Andreia Rodrigues, a regularização do turismo náutico é um processo complexo, mas que está recebendo adesão dos empresários do setor e conta com a fundamental orientação da Capitania dos Portos em Santos. “Estamos avançando na questão da regularização de pilotos e embarcações e também teremos medidas relativas à sinalização náutica, regras para navegação e banhistas, e estudo de impacto nos cânions. A segurança do turismo náutico é pauta prioritária da Administração Municipal”, ressalta Andreia.

Mais informações sobre as normas para fluxo de turismo náutico e terrestre em Capitólio podem ser obtidas na Diretoria de Turismo e Cultura, telefone (37) 3373-1111.

 

 

 
 
 
 
Prefeitura de Capitólio-MG
Acompanhe-nos:
Facebook
Blog da Educação
Receba os informativos
da Prefeitura em seu e-mail
Mapa Rua: Monsenhor Mário da Silveira, n° 110
Capitólio-MG - CEP: 37930-000
Atendimento Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8h as 11h e das 12:30h as 17h.
Telefone Telefone para contato:
(37) 3373-1244
© Copyright Instar - 2006-2018.
Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.