12/05/2017 às 16:34:00
› Palestra vai abordar tema sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

O Departamento de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Capitólio vão realizar atividades, em comemoração ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para o governo e os movimentos sociais que defendem os direitos de crianças e adolescentes, a data é mais um elemento para a mobilização e o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nesse sentido, a Prefeitura de Capitólio preparou uma programação para marcar a data. No dia 26 de maio (sexta-feira), das 8h às 10h, haverá capacitação para os professores da rede intersetorial do município. À noite, na Câmara de Vereadores, às 18h30, palestra e roda de conversa para a comunidade, com a palestrante Anamaria Silva Neves.

A palestrante é professora adjunta III da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui graduação em psicologia pela UFU, mestrado em psicologia pela PUC de Campinas-SP e doutorado em psicologia pela USP. Desenvolveu o pós-doutorado no CWASU – ChildandWoman Abuse Studies Unit, instituição vinculada à London MetropolitanUniversity, de Londres (2009-2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, atuando principalmente nos seguintes temas: família, infância, adolescência, violência e instituição.

18 de maio.

A data foi escolhida porque em 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.